Consiste no plantio de grama em placa com dimensões variáveis de acordo com a topografia do terreno e/ou exigência do cliente. As placas são amplamente disponíveis e, este sistema comporta praticamente todos os tipos mais comuns de grama. É um método rápido, prático e muito utilizado para contenção de encostas e áreas susceptíveis aos processos erosivos (devido crescimento rizomatoso-estolonífero), além de jardins residenciais, áreas públicas, parques industriais e campos esportivos a pleno sol. O plantio é recomendado em épocas chuvosas ou com o uso de sistema de irrigação em épocas de baixa precipitação.

O plantio é recomendado em épocas chuvosas ou com o uso de sistema de irrigação em épocas de baixa precipitação.

Os procedimentos de pré-plantio devem ser iniciados com a análise de solos, seguida do preparo do mesmo, constituído de operações de limpeza da área, capina (manual ou química), e nivelamento da área. As placas serão assentadas de forma continuada e deverão receber uma compactação dosada, para que as raízes da grama possa aderir as partículas de solos.

Nas superfícies em talude, deverão ser cravados grampos ou estacas de bambus, para auxiliar na fixação das placas da grama. A irrigação do gramado é recomendada pelo menos duas vezes ao dia (de manhã e ao final da tarde) no verão, e uma vez ao dia no inverno (ao amanhecer) por pelo menos 15 dias após o plantio.

Depois, recomenda-se irrigar uma vez a cada 2 a 4 dias.

Grama em Placa